Assista 4 palestras do TED que vão te pôr em movimento

palestras-do-ted-1
Photo by Ian Schneider on Unsplash. | “A paixão nos trouxe até aqui”.

O TED é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo espalhar ideias, geralmente na forma de pequenas conversas poderosas. Começou em 1984 durante uma conferência sobre tecnologia, entretenimento e design e, hoje, aborda os mais diversos assuntos em mais de 100 línguas.

Todas as palestras do TED são de extremo interesse. São tantas, que é fácil nos perdermos entre as diversas opções. Assim, resolvemos escolher algumas apresentações recentes, que abordassem problemas de comportamento semelhantes aos que nossa equipe tenta resolver através do blog.

Selecionamos palestras sobre procrastinação, motivos, hábitos e tempo. Tentamos criar uma sequência de palestras  do TED que fizesse uma construção de ideias e conceitos, então, fique à vontade para assistir na ordem proposta abaixo. Mas, se quiser olhar apenas uma ou duas, não há problema algum! No primeiro parágrafo, colocamos um resumo da palestra e, no segundo, nossa explicação sobre a escolha. Todos os vídeos são legendados. Esperamos que aproveite e que você saia deste post mais animado:

Dentro da mente de um mestre procrastinador, por Tim Urban

Tim Urban, assim como muitos de nós, sabe que a procrastinação não faz sentido, mas mesmo assim nunca foi capaz de abrir mão do seu hábito de sempre deixar as coisas para a última hora. Misturando esclarecimento com comédia, Urban nos explica o funcionamento da sua mente procrastinadora – com a qual muitos se relacionam – e expõe duas formas de procrastinação: as com prazo e as sem. Sem prazo, os efeitos da procrastinação se estendem ao infinito e podem ser a fonte de infelicidades e arrependimentos.

Decidimos começar nossa lista de palestras do TED falando sobre o elefante rosa na sala. Como prega o palestrante, somos todos procrastinadores. O mais interessante nessa palestra é como ele realça a diferença entre a procrastinação com prazo e a procrastinação sem prazo. Sendo essa segunda a que mais assola e inibe os nossos projetos pessoais. No final do vídeo, Urban faz uma observação bem interessante a respeito da relatividade do prazo e achamos que seria ótimo compartilhar essa reflexão com vocês.

Você realmente sabe por que faz o que faz?, por Petter Johansson

No vídeo, Johansson, um psicólogo experimental, nos apresenta o conceito de “cegueira de escolha” – um fenômeno no qual nós nos convencemos de que estamos escolhendo e fazendo o que queremos, mesmo que não estejamos. O psicólogo mostra experimentos realizados e procura responder a pergunta: por que fazemos o que fazemos? As descobertas têm grandes implicações no nosso conceito de autoconhecimento e também mostra como outras pessoas poderiam manipular a nossa incerteza. Por fim, o psicólogo explica que somos mais flexíveis do que acreditamos ser e que podemos mudar nossas opiniões. Tenha consciência de que você não se conhece. Pelo menos, não tão bem quanto você acredita.

Escolhemos esse vídeo por ser uma forma de fazer você questionar seus atuais motivos e justificativas para estar fazendo tudo o que está fazendo. Os motivos pelos quais escolheu fazer o que faz são verdadeiro? Continuam sendo os mesmos? Você quer fazer outra coisa, por outros motivos? São reflexões válidas, que podem te ajudar muito. Talvez a sua procrastinação, assunto da palestra anterior, tenha raízes mais profundas.

Uma forma simples de quebrar um hábito ruim, por Judson Brewer

Será que conseguimos quebrar maus hábitos apenas sendo mais curiosos sobre eles? O psiquiatra Judson Brewer estuda a relação entre atenção e vício. Durante a palestra do TED, ele aborda assuntos como fumar, comer porcarias e outros hábitos que sabemos que não devíamos ter, mas não conseguimos evitar. Conheça mais sobre o mecanismo cerebral que desenvolve esses hábitos e descubra uma forma simples, mas profunda, que pode te ajudar a combater sua próxima vontade de comer ou conferir o celular enquanto está dirigindo. Perceba o desejo, tenha curiosidade, sinta a alegria de abrir mão e repita.

Selecionamos esse vídeo pois ele pode te ajudar a ser um pouco mais consciente a respeito das suas atitudes. Maus hábitos interferem diariamente na nossa rotina e no nosso bem-estar e são prejudiciais para nossa saúde física e mental. Com a intenção de te ajudar a, talvez, quebrar um desses hábitos, resolvemos colocar este vídeo entre nossa seleção de palestras do TED. Você tem o poder de alterar sua vida. Comece nos detalhes, até chegar no seu objetivo. Se você vai maneirar na procrastinação e sabe que está fazendo – ou vai fazer – tudo pelos motivos certos, que tal complementar essas atitudes abandonando aquele hábito chato?

Como ter controle sobre o seu tempo livre, por Laura Vanderkam

Cada semana tem 168 horas. Entre tantas responsabilidades, como achar tempo para o que mais importa? A especialista em gerenciamento de tempo, Laura Vanderkam, estudou como pessoas muito ocupadas vivem e descobriu que muitas vezes nós superestimamos o tempo que passamos tomando conta dos nossos compromissos, enquanto subestimamos o tempo que temos para nós. Nessa palestra do TED, ela explica como podemos “encontrar” tempo para o que mais importa, de forma que possamos “construir a vida que queremos com o tempo que nos é dado”.

O vídeo fala muito sobre a disposição de tempo ser uma questão de prioridades e tenta mostrar a elasticidade que essa grandeza apresenta. Resolvemos trazer esse vídeo para a postagem não para que você pare de usar isso como desculpa (afinal, algumas pessoas realmente têm muitos compromissos), mas, sim, para que você perceba que há tempo para suas prioridades, se organizadas corretamente.

Nessa postagem nós tentamos incentivar vocês a avaliar sua procrastinação, seus motivos, seus hábitos e, por fim, sua disposição de tempo. Acreditamos que, ao ter controle e conhecimento sobre esse conjunto de atitudes, você já estará dando um imenso passo em direção à concretização dos seus objetivos e projetos. Sejam eles pessoais ou profissionais.

Tentamos realmente montar algo que fosse um “pacote” quase-completo de informações que vão te ajudar a (re)capturar o espírito da coisa, se animar com as possibilidades e fazer as coisas acontecerem. Alinhe suas vontades com sua rotina, ponha as limitações de lado e comece o quanto antes!

E aí, gostou das nossas sugestões de palestras do TED? Gostaria de ver mais postagens como essa? Troca uma ideia com a gente!

avatar

Redação Hobbietown

Além de apresentar assuntos variados e ecléticos, também temos como objetivo instigar a curiosidade do habitante, incentivando a busca por informação e a motivação pela ação. Queremos que você se inspire e tenha acesso as ferramentas necessárias para lapidar e polir seus novos conhecimentos, a fim de que se envolva cada vez mais com atividades que lhe proporcionem alegria, satisfação e prazer. Bem-vindo a Hobbietown!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.