Conheça 3 aplicativos para exercitar o seu cérebro

aplicativos-para-o-cérebro-1
Photo by Maliha Mannan on Unsplash.

Aliados a neurologistas, psicólogos e outros profissionais, desenvolvedores criaram aplicativos que te distraem ao mesmo tempo em que trabalham suas capacidades cognitivas. Esses aplicativos para o cérebro são ótimos por que, além de você estar se distraindo com diversos modelos de jogos rápidos, você ainda trabalha várias áreas do seu raciocínio.

Muitas vezes não temos tempo de exercitar nossa inteligência e ficar só passeando pelas redes sociais pode deixar sua mente preguiçosa. Como existem diversas opções, testamos alguns dos aplicativos desenvolvidos para treinar o seu cérebro e selecionamos os nossos 3 favoritos. Confira:

Lumosity

aplicativos-para-o-cérebro-2

Esse aplicativo de treinamento cerebral tem como base pesquisas elaboradas por cientistas, que trabalham junto com designers para elaborar cada jogo, mantendo os mesmos mecanismos das tarefas originais e adaptando-as para os smartphones. O aplicativo cria um programa de treinamento personalizado para o cérebro, que se altera de acordo com os objetivos selecionados na hora do cadastro e com o desempenho constante.

O Lumosity trabalha com mais de 100 pesquisadores ao redor do mundo e sua eficiência é investigada periodicamente. São mais de 70 milhões de usuários em 182 países. Na versão gratuita, você faz 3 exercícios por dia. Na versão paga, são 5 treinamentos, além de relatórios e treinos mais detalhados e personalizados. Com apenas cinco minutos por dia, você consegue concluir seus exercícios diários.

Com mais de 25 jogos cognitivos, o Lumosity está disponível para Andriod e iOS, em português. Também pode ser usado no desktop, pelo site, embora essa versão não seja sincronizada com o aplicativo do celular.

Peak

aplicativos-para-o-cérebro-3

O Peak disponibiliza mais de 40 jogos que treinam seu foco, memória, capacidade para resolução de problemas, agilidade mental e muitos outros atributos.

São 4 exercícios por dia no modo gratuito e você pode desbloquear jogos diferentes assistindo à vídeos comerciais. Na versão paga, você tem acesso a mais jogos, quando quiser e com repetições ilimitadas, além de relatórios aprofundados. O jogo conta com um sistema de alarmes, para você programar datas e horários para ser lembrado de treinar.

O Peak foi criado com base científica em estudos do cérebro e trabalha em parceria com neurocientistas, acadêmicos e designers de jogos. A página de análise do desempenho é um destaque em comparação aos seus concorrentes. O jogo está disponível para iOS e Android, em português.

Memrise

aplicativos-para-o-cérebro-4

Um pouco diferente dos aplicativos anteriores, o Memrise é focado apenas no ensino de idiomas, através de técnicas de memorização. Segundo o site, o aplicativo foi elaborado para ajudá-lo a aprender de forma rápida e com o menor esforço possível. O Memrise acompanha seu desempenho e usa conhecimentos científicos sobre o funcionamento da memória humana para otimizar o aprendizado.

O Memrise tem uma interface muito bonita e divertida, simulando a conquista de planetas através da plantação de “memórias”, uma analogia às plantas e sua forma de crescimento. Através disso, trabalha com repetições estratégicas para que tudo que você aprende vire uma memória de longo prazo.

No aplicativo, você encontra idiomas como inglês, francês, japonês, italiano, alemão e muitos outros. Você pode treinar quantos idiomas quiser por vez. Na versão paga, você tem alguns recursos a mais, como acesso ilimitado a jogos de linguagem, modo off-line e vídeos de nativos. O Memrise está disponível para iOS e Android, em português.

Aplicativos para o cérebro

Esses 3 aplicativos para o cérebro são mais do que meros passatempos. Os jogos propostos trabalham sua lógica, memória, processamento, concentração e muito mais! Antigamente esses mesmos testes eram feitos em papel com pacientes. Com o acesso a internet e a mobilidade dos aparelhos, ficou muito mais prático e rápido obter resultados.

A partir dos 50 anos, a velocidade que levamos para processar as informações começa a diminuir. “A prevenção deve ser feita durante a vida toda, com muito estímulo. E a pessoa é capaz de aumentar as reservas cognitivas mesmo depois dos 60 ou 70 anos”, informou Ivan Okamoto, neurologista do Núcleo de Memória do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, em entrevista à Abril.

Com a sobrecarga de informações que recebemos, precisamos constantemente exercitar e incentivar nossa concentração. Para isso, esses aplicativos para o cérebro podem ser grandes aliados, já que com apenas alguns cliques e jogos distrativos, você pode turbinar seu raciocínio.

Use os aplicativos em momentos ociosos, como filas, viagens de ônibus e trem e enquanto aguarda pedidos. Esses pequenos momentos vagos do seu dia podem ser usados para trabalhar seu intelecto. Essas capacidades aprimoradas trarão muitos benefícios na hora de concretizar suas tarefas. Tanto quanto o corpo, o cérebro também precisa de exercícios periódicos para se manter saudável.

Você já usou algum desses aplicativos para o cérebro? Qual outro você conhece? Conta para a gente!

avatar

Redação Hobbietown

Além de apresentar assuntos variados e ecléticos, também temos como objetivo instigar a curiosidade do habitante, incentivando a busca por informação e a motivação pela ação. Queremos que você se inspire e tenha acesso as ferramentas necessárias para lapidar e polir seus novos conhecimentos, a fim de que se envolva cada vez mais com atividades que lhe proporcionem alegria, satisfação e prazer. Bem-vindo a Hobbietown!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.