Conheça os benefícios de meditar e trabalhe sua mente

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Photo by Matthew Henry on Burst.

A meditação não é algo místico ou religioso, que exige que você siga, diariamente, uma série de doutrinas de algo que você não conhece muito bem. Meditar não precisa ser difícil ou complicado. Meditar é, simplesmente, para qualquer pessoa que queira explorar e trabalhar a si mesmo.

Pode ser que você já tenha tentado, que pessoas já tenham lhe indicado e que você até tenha lido algumas coisas a respeito. Porém, aqui no Hobbietown, sempre gostamos de salientar que você muda diariamente e que todos os dias são dias para se tentar novamente. Se você está disposto a explorar a meditação e seus benefícios um pouco mais, confira essas informações:

A meditação

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Photo by Matthew Henry on Burst.

A meditação é uma prática que busca, através de uma série de técnicas, treinar a focalização da atenção. A prática silencia sua mente e te faz alcançar, eventualmente, um nível superior de consciência e paz interior. Ela equilibra seus pensamentos e emoções.

Ela pode ser usada por diversos motivos: desde para relaxar até para buscar o nirvana. Além disso, pode ser uma surpresa para você, mas a meditação pode ser praticada em diversas posturas, em lugares e momentos diferentes. Isso permite que você acesse uma sensação de tranquilidade independente do que estiver acontecendo à sua volta.

Meditar pode ser uma excelente ferramenta para você que está sentindo uma grande necessidade de desligar a sua mente e de se desconectar dos sons e ações ao seu redor. Nessa atividade, o praticante apenas relaxa e permite que a mente se dissolva ao seu redor. Em uma época em que estamos sempre visualizando os outros, é muito importante parar por um instante e lembrar de si mesmo.

Por que meditar?

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Photo by Nicole De Khors on Burst.

Estamos sendo constantemente bombardeados com todo o tipo de notícias. Sejam elas positivas, como pessoas que viajam ao mundo ou que criaram uma nova tecnologia que fará bem ao meio ambiente, ou negativas, como as guerras que acontecem ao nosso redor e o preconceito que vivenciamos diariamente.

Todas essas notícias afetam, suave ou firmemente, o nosso estado de espírito e, consequentemente, nossos pensamentos diários. Aos poucos, você vai perdendo sua essência em meio a tanta informação e julgamento que chegou até você. Conforme os dias passam, você deixa de ter certeza sobre suas opiniões e conceitos e começa a focar em coisas que talvez não sejam total do seu interesse, mas que você acha que os outros acham que deveriam ser. Complexo, não? Resumindo, você começa a ser moldado pelo exterior, ao invés de moldar-se a partir do seu próprio interior.

A meditação é uma forma de você entrar em contato unica e intimamente consigo mesmo. Ao meditar, você se fixa no presente e na sua existência. As brigas enfrentadas no dia, os problemas que não foram resolvidos, o receio de não atingir algo que alguém próximo já alcançou: tudo isso é posto de lado e sua concentração flui exclusivamente para você.

Benefícios

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Photo by Nicole De Khors on Burst.

A meditação não é uma técnica fajuta ou sem embasamento. É uma prática milenar, muito estudada e que efetivamente traz benefícios à seus praticantes. Usando-se métodos científicos, muitas pesquisas foram feitas sobre os efeitos psicológicos e fisiológicos da meditação.

De acordo com os estudos realizados, conclui-se que há evidências moderadas de que a meditação diminuí a ansiedade, depressão e até mesmo a dor. Meditar relaxa, acalma e até mesmo diminui os efeitos do envelhecimento. Muitos praticantes relatam melhora na concentração, consciência e disciplina. Meditar também diminui os efeitos da insônia e ajuda a combater vícios.

Meditar trabalha as suas características, rotina e estilo de vida. Com uma mente mais calma e tranquila, você começará a exercer as suas atividades diárias com mais foco e paciência. Sua percepção irá se alterar e sua forma de ver os obstáculos se modificará aos poucos, naturalmente.

Isso não é apenas uma mudança psicológica, mas também neurobiológica. Na prática, a meditação aumenta a atividade do hipocampo (área responsável por armazenar a memória), do córtex pré-frontal (ligado à coordenação motora) e também do córtex cingulado anterior (ligado à atenção e à concentração). A técnica também estimula a amígdala (área que regula as emoções). Quando acionada, a amígdala acelera o funcionamento do hipotálamo, responsável pela sensação de relaxamento.

Temos a tendência de buscar pela alegria contínua e a meditação pode preencher essa necessidade. Ao nos liberar do estresse, ela proporciona a estabilidade pela qual ansiamos. Meditar nos prepara para lidar com os altos e baixos da vida e trabalha nossa resiliência. Nos tornamos mais empáticos e compreensivos.

Praticando

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Photo by Brodie Vissers on Burst.
  • A meditação é um retorno à condição natural da mente, sem perturbações, emoções, pensamentos e respingos da realidade na qual estamos inseridos.
  • Para iniciar, encontre um lugar calmo. Porém, entenda que barulhos como o latido do cachorro ou o cortador de grama não devem te atrapalhar nessa missão. Você deve ser capaz de limpar a sua mente, mesmo com movimentação ao seu redor.
  • Após alguns dias, é muito fácil perder a noção do tempo durante a meditação. Para não ficar se preocupando com essa questão, coloque um alarme suave para tocar ou faça em algum momento do dia no qual você não precisa se preocupar com o tempo.
  • Se quiser meditar, mas está se sentindo muito indisposto e exausto, tente fazer algo relaxante. Leia um livro por alguns minutos, tome um banho ou beba um chá. Procure algo que alivie seu estresse e tente novamente.
  • O que funciona para alguns, pode não funcionar para você. Não se frustre por causa disso. Compreenda, aceite e continue a sua prática normalmente. Compreenda que a meditação é uma jornada. O propósito dessa atividade é acalmar a sua mente, sem lhe trazer mais frustrações.
  • Distrair-se não significa que você está fazendo errado. O importante é voltar a focar e fazer isso sempre que necessário. Seja paciente consigo e não crie expectativas que resultem em cobranças.
  • Não encare a meditação como uma tarefa ou obrigação. É um momento seu, uma oportunidade para se elevar espiritual e mentalmente.

Pratique a meditação no seu tempo, comece aos poucos e acompanhe sua evolução. A meditação não é um bicho de sete cabeças e a prática será muito benéfica para você, elevando seu bem-estar. Não espere resultados imediatos. Você não irá virar um mestre Zen da noite para o dia. Quanto menos você se prender nos resultados, melhor.

Se ficou interessado, confira esses 4 passos práticos para começar a medita ainda hoje.

Você já tentou meditar ou medita? Como é a experiência para você? Compartilhe sua experiência conosco!

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Redação Hobbietown

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1 Comentários
  1. […] falamos a respeito da meditação e os benefícios dessa prática alguns dias atrás e, agora, trazemos para você um guia simplificado e prático para começar a […]

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