motivação-1
motivação

Como manter sua motivação após a virada

Já estamos em março e você sabe o que isso significa: grande parte das nossas metas para 2020 já foram deixadas de lado. Sua motivação do dia 1º de janeiro desapareceu e você começou a seguir o fluxo do ano, deixando ele te levar ao invés de direcioná-lo para o que você queria.

Ano após ano nós entramos na onda de criar metas, resoluções e planejamentos. Prometemos um ano diferente e sem todos os fracassos que nos rodearam no ano anterior. Já nos primeiros meses, atingimos poucos resultados – se algum – e vemos nossos planos indo pelo ralo abaixo. Hoje, vamos falar um pouco sobre como burlar essa situação e, a partir disso, manter sua motivação após a virada.

As resoluções

mulher sem motivação no sofá

Foto de Matthew Henry no Burst.

O principal problema com as resoluções do ano novo é que elas sempre requerem um esforço muito grande para serem atingidas. Normalmente a resolução é uma etapa final, como “emagrecer xkgs” ou “concluir o projeto y“. Quando criamos essas metas, olhamos para elas todos os dias, mas parece que não conseguimos tomar uma atitude para chegar lá. Isso acontece porque o objetivo é muito vago e não há motivação que sobreviva à falta de ação e planejamento.

Seja específico

homem tocando violão

Foto de Brodie Vissers no Burst.

O primeiro passo para realmente fazer alguma coisa é especificar o que você vai fazer. Metas como emagrecer, estudar mais, aprender inglês, aprender a desenhar, ser mais saudável, são todas extremamente genéricas e desfocadas.

Ao invés de usar esses termos, procure ser específico e realista consigo e experimente criar metas como ir na academia 3 dias na semana, estudar desenho 1 hora por dia, usar o aplicativo X uma 1 vez ao dia para treinar o inglês, pintar todos os sábados, meditar 10 minutos todas as manhãs, etc. Transformar o objetivo em algo muito menos amplo, como se fosse uma tarefa ou etapa, será muito mais proveitoso para você. Além do objetivo ficar mais claro, parece algo que você realmente consegue realizar. Fazendo isso, você concluirá algo diariamente, gerando motivação para fazer isso todos os dias (e possivelmente criando um hábito).

Não se sobrecarregue

cachorro usando notebook

Foto de Matthew Henry no Burst.

Quando você se submete à vários novos comportamentos, todos ao mesmo tempo, você fica sobrecarregado e, consequentemente, exausto. Isso diminuí sua motivação e evolução. Por mais que você esteja com pressa, trabalhe suas prioridades. Comece com dois ou três objetivos e amplie assim que começar a ver os resultados dos primeiros. Respeite seu tempo e sua disposição. De nada adianta fazer 5 trabalhos mal feitos, quando você poderia fazer 2 com qualidade.

Não tenha medo de cortar o que não é essencial, pois apenas assim você terá mais tempo e disposição para alcançar o sucesso naqueles que realmente são importantes para você.

Não coloque metas impossíveis como “escrever 2000 palavras por dia” se você ainda nem está acostumado a escrever 300, isso só vai te afastar da atividade. Novamente: seja realista. É melhor começar aos poucos e ir aumentando do que querer começar com muito e nunca dar o primeiro passo.

Crie hábitos

pessoas lendo livros

Foto de Shopify no Burst.

Se seu objetivo é “ler mais“, crie um hábito para que isso vire parte do seu dia. Todas as noites, logo após escovar os dentes, leia cerca de 10 páginas do livro ou leia enquanto está no trem. Estes hábitos, que já fazem parte do seu dia, se tornarão gatilhos para iniciar os novos hábitos que você quer criar. Identifique momentos nos seus dias que se repetem, como intervalos, e os transforme em suas resoluções.

Se você precisa começar a comer de forma saudável, marque na agenda uma ida a feira todo o sábado pela manhã. Se você precisa começar o seu blog, reserve todos os dias o mesmo horário para trabalhar exclusivamente nisso. A rotina será sua grande aliada para que essas atividades diferentes passem a fazer parte da sua vida.

Lembre-se: para qualquer objetivo a longo prazo que você queira alcançar, a consistência é mais importante que eventuais disparadas. Não trabalhe muito em poucos dias. Trabalhe um pouco todos os dias e veja os resultados fluírem. O auto-aprimoramento é um processo contínuo.

Dê agora o primeiro passo, sem procrastinar. Abra o bloco de notas ou puxe a agenda que está ao seu lado. Leia suas metas e transforme-as em atividades. Aprenda a organizar a sua rotina e comece a realizar suas resoluções, mesmo que já seja o final do dia. Comece hoje, mesmo que já seja março.

Espero que estas dicas te ajudem tanto quanto me ajudam a manter a consistência com meus hobbies e projetos profissionais. Sempre achamos que este ano será diferente, mas por fim, pouca coisa é cumprida. Isso porque os anos são todos iguais, afinal, continuam sendo apenas o passar dos dias. O que precisa ser diferente ano após ano, sempre será nós e nossas atitudes.

Preparado para cumprir alguns objetivos? Sente sua motivação se aproximando? Comece agora!

Para acompanhar minha rotina e ter apoio para seguir com seus hobbies e projetos todos os dias, siga-me no instagram!

«

»

1 COMMENT

GOSTOU DO POST? QUAL É A SUA OPINIÃO?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Pingback: 5 dicas simples para organizar seu dia e realizar projetos - Hobbietown em março 9, 2020