Como manter sua motivação após a virada

motivação-1
Photo by Matthew Henry on Burst.

Já estamos em março e você sabe o que isso significa: grande parte das nossas metas para 2018 já foram deixadas de lado. Sua motivação do dia 1º de janeiro desapareceu e você começou a seguir o fluxo do ano, deixando ele te levar ao invés de direcioná-lo para o que você queria.

Ano após ano nós entramos na onda de criar metas, resoluções e planejamentos. Prometemos um ano diferente e sem todos os fracassos que nos rodearam no ano anterior. Já nos primeiros meses, atingimos poucos resultados – se algum – e vemos nossos planos indo pelo ralo abaixo. Hoje, vamos falar um pouco sobre como burlar essa situação e, a partir disso, manter sua motivação após a virada.

As resoluções

motivação-2
Photo by Matthew Henry on Burst.

O problema com as resoluções do ano novo é que elas sempre requerem um esforço muito grande para serem atingidas. Normalmente a resolução é uma etapa final, como “emagrecer” ou “concluir o projeto X“. Quando criamos essas metas, olhamos para elas todos os dias, mas parece que não conseguimos tomar uma atitude para chegar lá. Isso acontece porque o objetivo é muito vago e não há motivação que sobreviva à falta de ação.

Seja específico

motivação-3
Photo by Brodie Vissers on Burst.

O primeiro passo para realmente fazer alguma coisa é especificar o que você vai fazer. Metas como emagrecer, estudar mais, aprender inglês, aprender a desenhar, ser mais saudável, são todas extremamente genéricas e desfocadas.

Ao invés de usar esses termos, procure ser específico e realista consigo e experimente criar metas como ir na academia 3 dias na semana, estudar 1 hora por dia, usar o aplicativo X uma 1 vez ao dia para treinar o inglês, desenhar todos os sábados, adicionar ao menos duas saladas diferentes ao prato todos os dias, etc. Transformar o objetivo em algo muito menos amplo, como se fosse uma etapa, será muito mais proveitoso para você. Além do objetivo ficar mais claro, parece algo que você realmente consegue realizar. Fazendo isso, você concluirá algo diariamente, gerando motivação para fazer isso todos os dias.

Não se sobrecarregue

motivação-4
Photo by Matthew Henry on Burst.

Quando você se submete à vários novos comportamentos, todos ao mesmo tempo, você fica sobrecarregado e, consequentemente, exausto. Isso diminuí sua motivação e evolução. Por mais que você esteja com pressa, trabalhe suas prioridades. Comece com dois ou três objetivos e amplie assim que começar a ver os resultados dos primeiros. Respeite seu tempo e sua disposição. De nada adianta fazer 5 trabalhos mal feitos, quando você poderia fazer 2 com qualidade.

Não tenha medo de cortar o que não é essencial, pois apenas assim você terá mais tempo e disposição para alcançar o sucesso.

Crie hábitos

motivação-5
Photo by Shopify on Burst.

Se seu objetivo é “ler mais“, crie um hábito para que isso vire parte do seu dia. Todas as noites, logo após escovar os dentes, leia cerca de 10 páginas do livro ou leia enquanto está no trem. Estes hábitos, que já fazem parte do seu dia, se tornarão gatilhos para os novos hábitos que você quer criar. Identifique momentos nos seus dias que se repetem, como intervalos vagos, e os transforme em suas resoluções.

Lembre-se: para qualquer objetivo a longo prazo que você queira alcançar, a consistência é mais importante que eventuais disparadas. Não trabalhe muito em poucos dias. Trabalhe um pouco todos os dias e veja os resultados fluírem. O auto-aprimoramento é um processo contínuo.

Dê o primeiro passo agora. Abre o bloco de notas ou puxe a agenda que está ao seu lado. Leia suas metas e transforme-as em atividades. Não procrastine. Comece hoje, mesmo que já seja o final do dia. Comece hoje, mesmo que já seja março.

Sempre achamos que este ano será diferente, mas no final, pouca coisa é cumprida. Isso porque os anos são todos iguais. Continuam sendo apenas o passar dos dias. O que precisa ser diferente este ano é você e suas atitudes.

Preparado para cumprir alguns objetivos? Sente sua motivação se aproximando? Comece agora!

avatar

Redação Hobbietown

Além de apresentar assuntos variados e ecléticos, também temos como objetivo instigar a curiosidade do habitante, incentivando a busca por informação e a motivação pela ação. Queremos que você se inspire e tenha acesso as ferramentas necessárias para lapidar e polir seus novos conhecimentos, a fim de que se envolva cada vez mais com atividades que lhe proporcionem alegria, satisfação e prazer. Bem-vindo a Hobbietown!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.