Halloween: gostosuras ou travessuras? Gostosuras é claro!

doces-para-o-halloween

Fala, hobbitante! Ansioso para o Halloween? Quanto mais perto da data chegamos, mais animados ficamos! Mostramos recentemente aqui no blog algumas decorações de Halloween que são rápidas e práticas de fazer, para que você possa decorar sua casa para a celebração! E, é claro, não dá para falar do Halloween sem falar sobre doces!

Se você está pensando em receber alguns amigos neste dia das Bruxas, certamente você precisa pensar no que vai servir para a galera! Para te ajudar nisso, nós selecionamos algumas dicas de doces para o Halloween que são bem simples de fazer, para você não passar muito trabalho.

Tradição

É costume, no Halloween, as crianças saírem às ruas fantasiadas, batendo nas casas da vizinhança e lançando a famosa pergunta: “Gostosuras ou Travessuras?“. Então elas são presenteadas com doces pelos moradores. Caso este não tenha gostosuras ou escolha travessuras, ele corre o risco de passar por alguma pegadinha durante a noite. Como não há muitos registros a respeito da origem exata, podemos apenas supor os acontecimentos da época que, com o passar dos anos, se alteraram e viraram os costumes atuais.

Conforme comentamos no post sobre as decorações de Halloween, os Celtas comemoravam essa data como festival de Samhaim, que marcava o início do ano céltico. Nessa celebração eles agradeciam as boas colheitas e acreditavam que espíritos desencarnados voltavam na busca de corpos para habitar durante o novo ano que se iniciava. Com a intenção de espantar os espíritos, a população vestia-se de forma assustadora, fazendo desfiles e barulhos. Também, na cultura Celta acreditava-se que para apaziguar espíritos malignos, era necessário deixar comida para eles na entrada das casas. Aos poucos, mendigos e outras pessoas famintas começaram a pedir alimento na casa das pessoas em troca de rimas ou orações para os mortos. Na época eram feitos “bolo da alma”, que eram dados como alimento.

Doces para o Halloween

Agora vamos para a parte gostosa desse post! Selecionamos algumas ideias bem tranquilas de reproduzir, para você tematizar sua mesa de guloseimas. Com certeza essas sobremesas vão enfeitiçar seus convidados e vão complementar muito sua decoração, ajudando a manter a fantasia da noite. Confere só essas dicas de doces para o Halloween:

Fantasmas

doces-para-o-halloween-1

São várias formas de reproduzir fantasminhas nas suas sobremesas. Uma forma bem fácil é apenas cobrir pirulitos com guardanapos brancos, prendendo com um laço e pintando um rostinho com caneta preta. Você também pode fazer ou comprar merenguinhos e usar chocolate derretido para fazer os rostos. O mesmo vale para marshmallows que você pode prender em palitos ou deixar soltos em um pote.

doces-para-o-halloween-2

Você também pode fazer boorangos, boonanas e boolachas assombradas! Mergulhe qualquer um dos três em chocolate branco derretido ou qualquer tipo de merengue, usando gotas de chocolate ou chocolate derretido para fazer o detalhes. Se eles não assombrarem seus convidados, a piadinha com os nomes certamente vai!

Maçãs

doces-para-o-halloween-3

Popularizadas pelo filme da Branca de Neve, as maçãs com aspecto envenenado vão dar um toque bem macabro à sua mesa de sobremesas. Basta fazer uma calda de açúcar e adicionar corante, caso queira. Você também pode fazer rostos (imitando um fantasma, o Jack ou até mesmo o Frankenstein caso você use corante verde) ou ainda enfeitar com sangue falso. A maçã do amor tradicional também ficaria muito bonita.

Abóboras

doces-para-o-halloween-4

Na falta de abóboras, use laranjas! Você pode colocar mousses de sua preferência dentro e pintar a casca com tinta preta, fazendo um rosto. Novamente você pode usar os marshmallows, mas dessa vez cobrindo-os com uma camada de chocolate branco derretido misturado com corante laranja. Usar o corante em uma massa de branquinho/beijinho também vai deixar sua sobremesa parecendo uma mini abóbora. Para o cabinho, use cravos virados para baixo.

Cake pops

doces-para-o-halloween-5

Essa opção de doces para o Halloween é muito versátil. Basta misturar uma massa de bolo de sua preferência com algo que dê liga (como doce de leite, leite condensado, ganache, etc), moldar as bolinhas e colocar no palito. Depois prepare uma cobertura e mergulhe as bolinhas dentro. Vale fazer abóboras, fantasmas, monstrinhos ou apenas colorir usando as cores mais características do Halloween (laranja, preto, verde e roxo). Você também pode preparar uma calda de açúcar e fazer bolos parecidos com maçãs do amor.

Outros

doces-para-o-halloween-6

Faça pequenos túmulos! Aqui tem várias opções para você: prepare mousses, ganaches, brigadeiros ou bolos no copinho! Depois, basta afundar meia bolacha maisena na sobremesa, daquelas com as pontas curvas. Fica muito parecido! Outra opção, é cortar pedaços de brownie ou de nega maluca, também colocando um pedaço de bolacha maisena. Caso você queira colocar os dedos na massa, prepare uma receita simples de biscoito amanteigado e modelo a massa em formato de dedos antes de assar. O legal é que não precisa ficar bonito, quanto mais feio, melhor! Para as unhas, use amêndoas.

Agora, uma ótima dica é usar e abusar da pipoca! Você pode usar corante comestível laranja, preto, roxo, verde e vermelho, parecendo sangue! Além disso, misture pedaços de bolacha recheada ou bolo, grudando tudo junto com calda de caramelo ou chocolate derretido. Com certeza todo mundo vai amar e é muito prático!

O Halloween é uma data que sempre me encanta e envolve! É uma data divertida e bem diferente das outras celebrações do calendário. Com tantas opções de doces para o Halloween que são fáceis de preparar, até dá uma vontade de chamar os amigos para assistir um filme assustador no escuro da noite!

Agora que você já sabe o que preparar, confira nossas decorações de Halloween e organize sua festa!

avatar

Redação Hobbietown

Além de apresentar assuntos variados e ecléticos, também temos como objetivo instigar a curiosidade do habitante, incentivando a busca por informação e a motivação pela ação. Queremos que você se inspire e tenha acesso as ferramentas necessárias para lapidar e polir seus novos conhecimentos, a fim de que se envolva cada vez mais com atividades que lhe proporcionem alegria, satisfação e prazer. Bem-vindo a Hobbietown!

1 Comentários
  1. […] como o Halloween, o Saint Patrick’s Day não faz parte da cultura brasileira mas tem sido amplamente adotado, […]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.