hobby-1
hobby

Hobby: o que é e porque você deveria ter um

Olá, hobbietantes! Como vão? Para quem ainda não leu nossa página Sobre o blog, saiba que falar sobre hobbies é o objetivo principal da nossa cidade virtual! Hobbietown foi criado com o intuito de ajudar o máximo de pessoas a ir em frente com as atividades que lhes dão prazer e satisfação! Mas, afinal, o que é um hobby? E por que você deveria ter um? Em seguida vamos levantar estas e outras questões. Confere só:

O que é Hobby

Hobby é uma palavra de origem inglesa, amplamente adotada na língua portuguesa, cuja tradução mais aproximada seria passatempo. Ambas as palavras se referem à uma ou mais atividades que são praticadas por lazer nas horas vagas. O plural da palavra, em inglês, é hobbies.

Um hobby pode envolver não só atividades físicas e teóricas mas também intelectuais e espirituais. Os hobbies são, literalmente, qualquer atividade de entretenimento que relaxe, distraia e envolva o indivíduo, podendo ser praticada sozinha ou coletivamente.

Porque você precisa de um hobby

O tempo é, inegavelmente, uma propriedade inestimável à qual damos pouco valor e um preço menor ainda. A vida é curta e não deveríamos ter que desperdiçar tantos momentos com atividades que não nos desenvolvem e que, muitas vezes, não nos trazem reais benefícios. Praticar um hobby é uma forma de aproveitar mais a nossa existência nessa realidade, melhorando nossas habilidades e treinando ainda mais nosso corpo e intelecto.

Contudo, além de termos uma rotina diária com trabalhos e estudos, ainda temos que administrar nossos relacionamentos com amigos, familiares e romances. A manutenção disto tudo nos rouba não só tempo, como também disposição e, por consequência, é comum deixarmos nós mesmos de lado. Focamos tanto no externo que esquecemos de cuidar do interno, muitas vezes nem sabendo exatamente o que gostamos de fazer.

Descobrir e praticar um hobby, seja individual ou em conjunto, é uma atividade de autoconhecimento, posto que você atravessa limites e, desse modo, descobre novos horizontes, exercitando seu cérebro com uma atividade que lhe diverte e encanta. Os hobbies são pequenos momentos de liberdade, onde você está no comando.

Benefícios

Um hobby aumenta sua qualidade de vida e é um fator que ajuda a equilibrar e preservar a saúde física e emocional. Podemos destacar alguns de seus principais benefícios:

  • Cria a oportunidade do indivíduo desenvolver suas habilidades e talentos naturais;
  • Trabalha a criatividade e disciplina;
  • Fortalece sua autoestima e incentivam a melhoria contínua;
  • Melhora seu estado mental, dessa forma podendo combater o nervosismo, a ansiedade e a depressão;
  • Amplia sua vida social;
  • Te liberta de pressões geradas pela rotina.

Esta é uma lista sucinta dos benefícios que um hobby pode trazer, apenas para te instigar um pouco! O mais importante é que desenvolver essas atividades vai fazer com que você se conheça melhor e, de fato, seja mais seguro de si. É algo de você para você.

hobby-2

Dicas

Certamente, alguma vez em algum momento deve ter passado pela sua cabeça alguma atividade que você gostaria de praticar fora dos horários das suas responsabilidades. Infelizmente existe um grande vão entre pensarmos e realizarmos e eventualmente não concretizamos nossos desejos tanto quanto gostaríamos. A vida demanda muito e acabamos deixando muito de lado para atendê-la. Dessa forma, a fim de motivar você ainda mais a seguir com seus planos, separamos algumas dicas rápidas para levar seus projetos adiante:

  • Explore. Leia artigos diferentes, vá em eventos inéditos, questione não apenas conhecidos mas, eventualmente, desconhecidos também! Se inscreva em um curso diferente, observe mais o mundo ao seu redor. Além de continuar trabalhando alguma atividade que você já gosta de exercer, escolha uma segunda e quem sabe até mescle as duas. Enfim, explore! Nesse sentido, você mesmo será seu limite.
  • Não adie. Você precisa começar hoje, agora! Talvez seja necessário forçar um pouco no início para finalmente engrenar na atividade. Sobretudo, isso não é errado e pode trazer ótimos resultados. Você já tem suas obrigações, pressões familiares e tarefas pendentes te impedindo de praticar, não seja um empecilho também. É um momento para você e deve ser sagrado. É possível que isto melhore outras áreas da sua vida, então dê uma chance! Organize sua rotina e crie um momento seu!
  • Não desista por fatores externos. Novamente batemos nesta tecla por que é muito frequente deixarmos isso acontecer. Esperamos esperançosos pelo momento em que todos os planetas estarão alinhados e receberemos um sopro divino em nossa mente, mas a verdade é que você precisa se desligar do externo e focar no seu objetivo e na sua tarefa. Claro que deve lhe dar prazer, mas isso não quer dizer que não vai exigir atenção de você. Sendo assim, desligue o celular, diga à todos que não poderá sair, não pegue mais a responsabilidade de outros para você. Não permita que os obstáculos lhe impeçam de seguir em frente.
  • Seja ousado(a). Se você, ou alguém, acha que não conseguirá fazer, talvez seja exatamente isso que você precisa tentar. Seja uma técnica mais avançada de pintura ou uma língua mais complicada de aprender, não desista e empurre seus limites para longe. Uma vez que expandimos nossa mente, ela não mais retorna a seu tamanho anterior. Apenas com a prática podemos evoluir. Seja insistente, não duvide de si mesmo e tente mesmo quando achar que não vai dar certo.
  • Não dependa de dinheiro. Infelizmente alguns hobbies são muito caros, não só pelo equipamento mas também pelo conhecimento que demandam. Você já olhou ao redor à procura de atividades semelhantes e mais baratas? Pessoas que oferecem um serviço muito parecido por um preço mais acessível? Ou equipamentos de segunda mão mas que ainda estão em ótimo estado para uso? Às vezes é necessário ceder um pouco para começar a atividade. Durante este período você pode ir economizando e já vai estar aprendendo, nem que seja o básico.
  • Use a internet. Existem milhões de sites sobre milhões de conteúdos diferentes. Com certeza você vai achar em algum lugar uma comunidade que compartilha dos mesmos gostos. Além de poder ler muito sobre o assunto, você vai ter acesso à dicas de pessoas que praticam há mais tempo e, assim, podem ter muitos segredos para compartilhar. Isso é um recurso novo e está a disposição para ser amplamente explorado sem nunca ser esgotado. Além de poder ler sobre o assunto, você pode ver imagens e vídeos. Não desperdice essas oportunidades e abuse desse benefício.

Ter um hobby enrique nossas vidas e traz felicidade e descobrimento! Nos diverte e nos dá a oportunidade de melhorar. Com o tempo, você terá muito conhecimento no assunto e sem dúvida poderá estar ajudando outras pessoas interessadas. Portanto, se liberte do estresse do dia-a-dia e pare de ser assombrado pela procrastinação. Faça o teste você mesmo e descubra se essas informações não são verdadeiras. Posteriormente, volte aqui e conte para nós como está sendo a experiência.

Lembre-se: feito é melhor do que perfeito. Com cada vez mais prática, melhores serão seus resultados.

Agora, pegue tudo que você leu e aplique na sua rotina. Não deixe para depois! Para acompanhar eu e meus hobbies, siga-me no instagram!

«

»

13 COMMENTS

  • Ju

    Estes teus posts estão cada vez mais profi, Fab!!! Parabéns mesmo pelo blog! E agradecemos o incentivo para começarmos novas atividades e hobbies! ^^ Bjos e muitas realizações pra ti com o HT! S2

  • Robson

    Adorei o seu texto onde traz algumas definições e tambem explica os motivos delas existirem…
    Parabéns

  • Karolini Barbara

    AAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH! *-*
    Eu tenho Hobbies (fotografia, desenho, leitura e escrita), apesar de ter escolhido jornalismo para seguir carreira, eu gosto de hobbies para que eu possa relaxar e manter a minha própria individualidade. 🙂

  • Ane Carol

    Acho que todos deveriam ter um hobby, já que eles ajudam a termos mais qualidade de vida, sem contar que ajuda a aprimorarmos nosso conhecimento e visão de mundo.

  • Juliana Sales

    Amei o texto! E a proposta do site é incrível, realmente todos nós precisamos de um hobby, mais de um se possível. Eu já tive todo tipo de hobbie, desde palavras cruzadas, quebra cabeças, astrologia, origami… a cada época me dedico a alguma coisa e depois mudo, as vezes volto em um hobbie anterior. Duas coisas que são hobbies “fixos” pra mim: leitura e fotografia.

  • Mulher Virtuosa By Vany

    Se tem uma coisa que eu tenho é um passatempo. Eu acredito que ele é um tempo seu, de vc fazer o que gosta! Que testo motivador e excelente.

  • Marcinha Nunes

    Amei esse post atualmente meus hobbys são escrever no blog e assistir filmes mas estou precisando de hobbys fora do mundo virtual também

  • Aldine

    Ahhhh o meu hobby eh ficar na internet lendo artigos hehehe

GOSTOU DO POST? QUAL É A SUA OPINIÃO?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Pingback: Sons para relaxar: escolha e aperte o play - Hobbietown em janeiro 8, 2020
  • Pingback: Conheça o A Very Potter Musical Brasil e se inspire! - Hobbietown em janeiro 8, 2020
  • Pingback: Resenha: A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón - Hobbietown em janeiro 8, 2020
  • Pingback: Vai acampar? Confira essas 20 dicas úteis para iniciantes! - Hobbietown em janeiro 8, 2020
  • Pingback: Bem-vindo a Hobbietown - A cidade dos Hobbies! - Hobbietown em janeiro 8, 2020