hobby motivação

Inktober: saiba o que é e descubra como participar!

inktober-capa

Olá, hobbietantes! Tudo bem? O mês de outubro se aproxima e com ele vem um grande desafio: o Inktober! Você já deve ter visto nas redes sociais algumas pessoas comentando sobre o assunto, talvez tenha algum amigo participando ou até mesmo você esteja interessado em participar, mas o que é isso?

Inktober

O Inktober é um desafio artístico mundial, criado pelo ilustrador Jake Parker e que tem como objetivo incentivar artistas de todo o mundo a  produzir e compartilhar um desenho por dia, durante o mês de outubro. É uma campanha que estimula o crescimento do artista e, através da constância, cria um hábito positivo. O projeto estimula entusiastas, amadores e profissionais desde 2009, quando este projeto pessoal foi criado e logo popularizado.

A ideia do Inktober é motivar você através da inclusão do seu trabalho em uma sociedade de pessoas que possuem um objetivo igual ou muito similar ao seu! O projeto traz uma sensação de pertencimento e isso colabora para a criação do hábito!

No inglês, “ink” se refere à “tinta” e “october” à “outubro“. Em uma tradução livre, poderíamos chamar o desafio de Tintubro!

Como participar?

Participar do Inktober é simples: basta postar um desenho de sua criação por dia, em qualquer rede, e usar a hashtag do evento (#inktober ou #inktober202x)!

Não se desmotive antes de começar. Talvez você pense que criar estes desenhos seja muito complicado e já escutou a preguiça batendo na sua porta. Tenha calma! Não saia tirando conclusões precipitadas. É realmente tão difícil assim ou você já está se sabotando antes mesmo de começar a tentar?

Lembre-se: você não precisa produzir uma obra prima por dia. Você precisa produzir um desenho por dia. Pode ser, literalmente, qualquer coisa! Você pode simplesmente olhar à sua volta e desenhar a primeira ou segunda ou terceira coisa que ver. Se você não gostar, sempre haverá o dia seguinte para tentar novamente! O importante mesmo é se disciplinar e criar este costume.

A frequência da postagem também é você quem escolhe. Pode ser todos os dias, um sim e um não, uma vez por semana, como preferir! No site do Inktober você encontra algumas diretrizes:

inktober-regras

REGRAS OFICIAIS 1) FAÇA UM DESENHO 2) POSTE ONLINE 3) USE AS HASHTAGS #INKTOBER E #INKTOBER202x 4) REPITA TODOS OS DIAS DE OUTUBRO. É ISSO! AGORA VÁ FAZER ALGO LINDO.

Dicas

Se você realmente está tendo dificuldades para escolher aleatoriamente algo para desenhar, não se desespere! O próprio Inktober posta, todos os anos, um guia para os participantes, com uma ideia para cada dia do mês. Veja a lista de 2020:

lista de desenhos para o inktober2020

Não é obrigatório seguir este formato, é opcional. Você inclusive pode usar a palavra de um dia em outro e fazer como preferir. O que importa mesmo é fazer o desenho. Como o próprio Parker diz, a lista é apenas um recurso para quem ficar sem ideias em algum momento do mês. Se faltarem ideias, você também pode dar uma espiada nas hashtags para procurar inspiração.

Além disso, muitos artistas criam a sua própria lista e disponibilizam para a comunidade. Então, você pode encontrar por aí listas com temáticas  e propostas diferentes (filmes, plantas, signos, comidas, etc).

Você pode usar o que quiser para desenhar: tintas, canetas, canetinhas, nanquim, lápis, até mesmo café! Qualquer coisa pode virar material artístico, então você também não tem essa desculpa. Misture técnicas, reforce aquela que você estava querendo aprender, use sempre um mesmo tema, desenhe no trem, no almoço ou logo antes de dormir, mas desenhe. Coloque uma música que você goste ou fique no silêncio. Concentre-se e você vai conseguir! Se quiser, adicione sua marca ou assinatura em todos os seus desenhos publicados!

Devo participar?

Sim! Sim! Sim! Você pode e deve participar! Não importa que dia do mês seja, você com certeza consegue alcançar a contagem se realmente quiser! Talvez seja complicado (mas não impossível) de encaixar o Inktober na sua rotina, afinal, ele é um desafio! Não faria sentido se fosse fácil. Você mesmo está se colocando à prova. Comprometa-se consigo mesmo em outubro e faça o possível para não desistir no caminho. A vontade será um fator chave. No final do mês você terá 31 desenhos em suas mãos e isso não tem preço!

Tudo aquilo que nos traz conhecimento, nos muda de alguma forma e participar do Inktober pode causar algumas alterações na sua vida. Além de ser um teste, através do qual você descobre se realmente aprecia o tempo que passa desenhando, você também descobre se realmente consegue se organizar, empenhar e comprometer.

Se você é amador, estará descobrindo se é realmente isso que quer fazer. Se gostar, verá como é bom manter isso na sua rotina durante os outros meses do ano. Se não gostar, talvez seja um bom momento para repensar essa atividade. Tudo bem gostar de uma arte e apenas apreciá-la. Há muitos outros hobbies no mundo.

Se você é um profissional, pode ser que desenhar todos os dias não seja uma novidade, mas ainda assim seria um momento para tentar algo diferente. Como falamos acima, você poderia reforçar uma técnica ou usar a movimentação deste mês para promover seus trabalhos através de postagens criativas, inclusive montando um artbook no final do mês!

Lembre-se: não tem que ser perfeito, tem que ser algo que lhe dê prazer! Conheço de perto a dificuldade de não querer fazer algo enquanto não está perfeito e posso afirmar que quanto mais cedo você deixar esse conceito de lado, mais você irá avançar. Comece hoje, comece agora. Comece e veja os resultados por si só!

Caso queira uma motivação extra, você pode acompanhar minha rotina os desenhos que eu estou fazendo para o Inktober2020 através do meu instagram!

Bora lá?! Compartilha seu desenho com a gente!

«

1 COMMENT

GOSTOU DO POST? QUAL É A SUA OPINIÃO?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Pingback: Concluído, não perfeito: como terminar o que começou - Hobbietown em setembro 25, 2020