introvertido-1
autoconhecimento

O que fazer no seu aniversário se você é introvertido

Muito bem, querido hobbietante introvertido! Chegou o grande dia: seu aniversário. É hora de celebrar com os amigos e familiares o começo de mais um grande ano na sua vida! Encomendar os comes, fazer a lista de convidados, encher balões e aguardar o momento de cantar o parabéns! Animador, não?!

Nem sempre. Se essa pequena lista de afazeres já te deixou com os nervos à flor da pele, você provavelmente é um ser humano introvertido – ou um extrovertido que não gosta de festas de aniversário. Se você não sabe muito bem o que você é, mas ficou curioso, pode ser que você queira dar uma rápida olhada nesse teste de personalidades.

Em resumo, a diferença entre o introvertido e o extrovertido é que o introvertido se sente drenado pelas atividades com outras pessoas, enquanto o extrovertido se energiza quando socializa. Claramente, dar uma festa pode ser exaustivo para introvertidos, mas isso não é uma regra.

No geral, festas possuem muitos fatores sobre os quais não temos controle e muita atenção é concentrada em nossa existência e presença. Pode parecer rude não se sentir confortável nesse ambiente, mas esse sentimento só é intensificado porque o aniversário, em si, já é uma data que nos pressiona muito.

Se esse é o seu caso e você não está no clima, saiba que há muitas outras formas de se comemorar! Confira algumas abaixo e aproveite o seu aniversário sem se preocupar com as responsabilidades sociais que o cercam!

Uma pequena reunião

amigos comendo pizza

Normalmente, pessoas introvertidas possuem um pequeno e limitado círculo de amizade. Esse círculo não costuma incluir amigos de amigos, alguns familiares, colegas de trabalho e outros conhecidos que você “precisa” convidar quando faz uma celebração maior.

Sendo assim, uma pequena reunião com alguns amigos escolhidos pode ser a solução perfeita para celebrar sem se sobrecarregar. Coloque uma trilha sonora relaxante, joguem jogos de tabuleiro ou videogames, assistam um filme, comam pizza, criem uma bucket list juntos, façam o que vocês sempre fazem quando se encontram casualmente. Vai ser divertido e não vai parecer que você é o centro das atenções.

Família

família bebendo chá

Foto de Matthew Henry no Unsplash.

Aqui vale as mesmas dicas do tópico anterior. Se você é muito próximo da sua família e deseja comemorar com eles, há muitas opções: faça um bolo em casa com o marido/esposa e filhos, faça um café da tarde simples com seus pais e avós ou apenas coma um brigadeiro de panela com seus irmãos. É simples, é íntimo e é significativo.

Não será um momento forçado e, embora seu eu introvertido frequentemente ache que está estorvando, será prazeroso para sua família poder demonstrar o carinho que eles têm por você.

Faça algo diferente

pessoa passeando

Foto de Jelleke Vanooteghem no Unsplash.

Seu aniversário é uma ótima oportunidade para você conhecer aquele padaria ou restaurante novo. Aproveite a manhã ou o final de tarde para tomar um café e comer algo que você goste. Sente-se perto da janela e aproveite esse pequeno intervalo. Você ainda vai se acompanhar por muitos anos nessa vida, é importante saber apreciar sua própria companhia.

Aliás, você também pode conhecer uma cidade nova, ver museus, visitar praças, ir ao cinema, assistir a uma peça de teatro, degustar vinhos ou andar sem rumo. Todas essas opções são agradáveis de se fazer sozinho, mas, se preferir, você ainda pode convidar alguém especial para lhe acompanhar.

Fique em casa

pessoa servindo café

Foto de Annie Spratt no Unsplash.

Se você realmente não está no clima de ver ninguém e prefere deixar isso para os outros 364 dias do ano, não tem problema! Há muitas coisas que você pode fazer sozinho em casa. Acorde no seu horário, prepare uma bela xícara de chá ou café, veja as notícias, cuide do seu bichinho de estimação, monte um quebra-cabeças, assista aos episódios atrasados da sua série favorita, faça uma lista de coisas para fazer antes do próximo aniversário, leia sobre algo novo, medite ou dê atenção àquele hobby que você abandonou.

Se você trabalha, faça isso no final do dia. Tome um belo banho antes de deitar e relaxe fazendo algo que você gosta. Caso você tenha família em casa, peça um tempo e conte seus planos. É seu aniversário, sem dúvida eles irão entender.

Fazer algo ou não no seu aniversário deve ser uma escolha sua, sem se importar com as pessoas que repetem “você deveria” no seu ouvido. Seja como for, deixe a pressão social de lado e reflita sobre a importância que o dia que você nasceu tem para você. Afinal, mesmo que você comemore sozinho, esse dia é especial e deve ser celebrado.

Este é apenas um post simples, para te lembrar de que você não é obrigado a gostar de aniversários e nem de comemorá-los em grande estilo. Tudo bem você não se sentir confortável com toda a atenção e movimentação que isso gera. Se você está se sentindo oprimido pelo dia e tudo que ele representa, escolha passar ele com pessoas que você ama – e isto inclui apenas você mesmo.

(Obs: embora introvertidos não sejam grandes fãs de celebrar o aniversário, ficamos extremamente felizes quando pessoas que amamos se lembram de nos parabenizar e nos direcionam carinho. ♥ )

Você gosta de celebrar seus aniversários? Como você comemora? Conta para a gente como é!

«

»

1 COMMENT

GOSTOU DO POST? QUAL É A SUA OPINIÃO?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Pingback: Teste de personalidade: faça agora e descubra seus traços dominantes! - Hobbietown em janeiro 31, 2020