Procrastinação ou preguiça: reflita sobre o que está te afetando

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Você acabou de passar o dia imaginando o que faria assim que chegasse em casa. Já era pra ter feito semana passada, mas hoje com certeza será o dia, afinal, você fez até uma lista. Está mais motivado e concentrado.

Quando chega em casa, você resolve se sentar só por alguns minutos, para recuperar suas energias. O trânsito estava caótico e os clientes lhe chamaram muitas vezes. Você lembra da lista mas sabe que são só por alguns instantes. Ao olhar para o relógio, percebe que já se passaram 40 minutos. Tudo bem, agora você está focado. Resolve levantar e comer alguma coisa. Toma um banho para relaxar, coloca roupas confortáveis. E agora você está deitado verificando suas redes sociais.

Não tem problema, você repete. Estava cansado, a semana é corrida. Mas neste final de semana você não marcou nada e tem muito tempo disponível. Sua lista está colada na porta da geladeira e você pretende liquidá-la.

Hoje é segunda novamente e o papel continua a sorrir-lhe da porta, amarelado, lembrando-lhe incessantemente das suas promessas vazias.

Se isso ocorre frequentemente com você, não vou dizer para não se preocupar, mas vou lhe dar um consolo: você não está sozinho. Graças a essa realidade, que acomete centenas de milhares de cidadãos diária e semanalmente, existem muitas reflexões sobre a situação e você acaba se deparando com muitas dicas e ideias para vencer esses males.

Agora resta a dúvida: você está procrastinando suas atividades ou está com preguiça de executá-las? Antes de falarmos um pouco mais sobre, você precisa refletir sobre qual dos dois está lhe afetando, para então agir de forma mais efetiva contra essas situações.

O senso comum

Hoje em dia somos quase todos procrastinadores. É socialmente aceito e até engraçado quando você diz que esta constantemente procrastinando suas tarefas. Quem nunca, certo? Em revés, afirmar que você estava com preguiça não só faz com que outros te julguem pelo sentimento, como também faz com que você mesmo se julgue pelas suas ações (ou pela falta delas), fazendo com que você tenha que enfrentar a realidade que estava evitando.

Esse senso comum a respeito dos dois conceitos fazem com que você cegamente adote a ideia de estar apenas procrastinando, tendo uma desculpa aceita para apresentar a si e aos demais. Também faz com que você, caso realmente esteja procrastinando, aceite essa ideia com mais facilidade, permitindo que isso faça parte da sua rotina.

Para agir e tomar uma atitude a respeito, é preciso identificar o problema.

Beleza, então qual a diferença?

Procrastinar é quando você sabe que precisa executar uma ou mais atividades mas vai adiando sua realização e colocando outras atividades na frente. Assim, você se ocupa e se engana achando que está sendo produtivo em outros pontos ou apenas relaxando quando, na verdade, você até pode ter feito diversas coisas, mas não aquilo que lhe era mais importante. Normalmente você procrastina uma tarefa com prazo, deixando para efetuar tudo nos últimos momentos.

Por sua vez, a preguiça é quando você não se sente disposto a fazer nada. Você fica espiando as redes sociais ou vendo alguns vídeos, deixando a atividade te dominar para, depois, se culpar por não ter feito nada. Isso acontece especialmente com projetos grandes e/ou pessoais, sem prazos ou que ainda não foram iniciados e não possuem uma estruturação. Embora, claro, também possa ser com coisas simples e rápidas. Você têm muitas coisas para fazer mas opta por não fazer nada, muitas vezes porque está desanimado (no caso, com preguiça).

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Avalie sua realidade

Agora que você refletiu sobre as diferenças entre os termos, pense. Claro que existe a possibilidade de você estar apenas procrastinando uma tarefa que logo irá concluir, mas há quanto tempo você faz isso? Como você se sente antes e depois de procrastinar? Quais são seus pensamentos? Você não precisa nem levantar para expor em uma mesa imaginária e sigilosa a realidade sobre a situação. Fazendo isso, você descobrirá se realmente está procrastinando ou se está com preguiça de exercer seus planos.

Ao chegar a um diagnóstico, que apenas você pode fazer, você poderá fazer seus planejamentos com maior sinceridade, liberando também um pouco da carga psicológica que vinha te acompanhando com essas confusões.

Tome uma atitude e seja razoável

Desculpe estragar isso para você mas é isso mesmo: você terá que tomar uma atitude. E sem procrastinar essa atitude! A dica é simples: não pense muito, apenas faça. Além de evitar que você procrastine, não vai dar tempo da preguiça lançar seus encantamentos sobre você.

Se conheça. Descubra formas de se concentrar. Faça um alongamento, exercícios de respiração, escute sons que lhe agradem, escreva sobre seu dia ou sobre os motivos de você estar fazendo isso, cole seus objetivos na parede, leia um pouco, etc. Ache formas de se sentir mais a vontade para fazer o que você precisa.

Além disso, ao planejar suas atividades, seja realista. Não faça uma lista com 15 atividades se você só tem tempo hábil de concluir 3 delas. Isso pode acabar te desmotivando. Veja quanto tempo precisa para cada atividade e faça pequenos intervalos. Ver os objetivos do dia concluídos será mais motivador do que ver uma imensa lista com várias etapas incompletas. Fazer aos poucos é melhor do que nunca fazer nada.

Você admitiu que está procrastinando. E agora?

Levante e faça o que tem que ser feito. Faça metade, que seja. Mas se está com a mão na massa, ideal que já faça o máximo. Afinal, você já adiou o suficiente, não é mesmo? É possível que o prazo esteja se aproximando. Pode ser que seja um pouco tarde e você fique um pouco cansado, mas o momento é agora e com certeza isso vai te deixar muito mais motivado amanhã!

Você admitiu que está com preguiça. E agora?

Tudo bem se essa foi sua conclusão. A preguiça está embutida em todo o ser humano. Nós instintivamente queremos reservar nossas energias e agimos dessa forma. Além da atividade física nos exigir energia, a atividade cerebral também consome muito das nossas reservas. Indiferente aos motivos, você precisa se sobrepor a essa força que o mantém inerte. Precisa agir sem deixar que o tempo passe enquanto você está estagnado.

E, afinal, por que você faz isso?

Já parou pra pensar nisso? É muito importante avaliar os motivos de você estar evitando essas tarefas. Veja se você está com algum bloqueio psicológico, se é algo que não é você que deveria fazer, se é algo que não lhe dá prazer, se é realmente isso que você quer, etc. Pode ser que você esteja enganando a si mesmo e isso faz com que você evite as tarefas, te deprimindo ao longo dos dias. Você entra em um ciclo vicioso de adquirir tarefas e estar desmotivado para concluí-las.

Se você gosta do que faz, se é isso que você quer, se você não está psicologicamente abalado, vá em frente! Todo mundo tem planos e ideias, mas aqueles que se diferenciam da grande massa são os que realmente executam seus planos. Se você agir, verá os resultados dos seus esforços. Com o tempo, vai descobrir que nem é tão difícil. Basta você engrenar no projeto.

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Independente do motivo, não pense na quantidade de trabalho que isso vai lhe dar ou no tempo que você vai demorar para fazer. Foque no sentimento que está no fundo da garrafa, na conclusão da tarefa. Antecipe os sentimentos bons e não os ruins. Estruture seus deveres para ter uma melhor visualização não só das tarefas a serem realizadas, mas também da conclusão delas. Isso sim é que irá te alimentar no final e é no que você precisa focar. Não se vicie em pensar no pior. Treine-se para pensar nos bons resultados.

Agora que você sabe o que te atrasa, você está preparado para entrar em ação! Depois conta pra gente como foi!

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Redação Hobbietown

Além de apresentar assuntos variados e ecléticos, também temos como objetivo instigar a curiosidade do habitante, incentivando a busca por informação e a motivação pela ação. Queremos que você se inspire e tenha acesso as ferramentas necessárias para lapidar e polir seus novos conhecimentos, a fim de que se envolva cada vez mais com atividades que lhe proporcionem alegria, satisfação e prazer. Bem-vindo a Hobbietown!

4 Comentários
  1. Ane Carol

    says:

    Achei ótima a tua postage. Tem dias que bate aquela preguiça, mas na maioria da vezes é só procrastinação acompanhada de algumas desculpas. kkk

  2. Eu procrastino de mais! Mas depois que comecei a usar o Bullet Journal isso tem diminuído, ainda bem! Agora tenho que lhe dar com a preguiça, principalmente com relação a textos da faculdade.

  3. […] postagem nós tentamos incentivar vocês a avaliar sua procrastinação, seus motivos, seus hábitos e, por fim, sua disposição de tempo. Acreditamos que, ao ter […]

  4. […] de notas ou puxe a agenda que está ao seu lado. Leia suas metas e transforme-as em atividades. Não procrastine. Comece hoje, mesmo que já seja o final do dia. Comece hoje, mesmo que já seja […]

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