a-sombra-do-vento-3
writingtown

Resenha: A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón

“Ainda me lembro daquele amanhecer em que meu pai me levou pela primeira vez para visitar o Cemitério dos Livros Esquecidos.”

É assim que começa o grande romance A Sombra do Vento, escrito pelo barcelonês Carlos Ruiz Zafón. Embora eu diga romance, é difícil classificar o gênero literário dessa obra. Há romance, mas também há fantasia, mistério, suspense, drama, aventura, humor e muitos outros. Essa teia de gêneros e a profundidade dos temas abordados são pontos fundamentais de A Sombra do Vento, tornando-o envolvente e arrebatador.

A trama de A Sombra do Vento

a-sombra-do-vento-4

A Sombra do Vento retrata uma antiga Barcelona pós-guerra, numa época em que a mesma ainda estava se consolidando no cenário europeu após períodos difíceis. Nosso narrador é Daniel Sempere, um menino de 11 anos que acorda no meio da madrugada, chorando por não conseguir se lembrar do rosto de sua falecida mãe. Seu pai, dono de uma livraria e de alguns segredos, em um momento de cumplicidade, o leva a um lugar misterioso, chamado O Cemitérios dos Livros Esquecidos.

“- Daniel, o que você vai ver hoje não pode contar a ninguém – advertiu meu pai. – Nem ao seu amigo Tomás. A ninguém.”

Segundo Sempere pai, esta biblioteca labiríntica de geometria impossível é tão velha quanto a própria cidade e abriga, em segredo, todos os livros abandonados, esquecidos ou que precisavam ser guardados e eternizados, para que sua alma – a alma de quem o escreveu e de todos aqueles que o leram -, não caísse no esquecimento. Assim, os livros viviam ali para sempre, no aguardo de um novo leitor.

Como costume, quando a pessoa é apresentada ao local ela tem o direito de “adotar” um livro dentre os milhares guardados, tornando-se responsável pelo mesmo para sempre. Percorrendo as estantes, Daniel se depara com um livro chamado A Sombra do Vento, escrito pelo misterioso e desconhecido Júlian Carax. Novamente em seu quarto, Daniel devora o livro naquela mesma noite e, completamente arrebatado, decide procurar outros livros do mesmo autor. Sua busca o faz descobrir que todos os livros de Júlian estavam desaparecendo e sendo queimados por alguma figura misteriosa.

A partir deste ponto, começamos a acompanhar o crescimento de Daniel ao mesmo tempo em que ele vai se envolvendo na trama de descobrir tudo o que puder sobre Carax e seu passado. Zafón mostra todo o desenvolvimento do personagem, abordando suas vergonhas, medos e tropeços. As histórias de Daniel e Júlian caminham paralelas, até que se encontram e se mesclam. Junto à Daniel, nós também acabamos por nos tornar obcecados por esse sombrio mistério que cerca o autor de seu livro favorito e começamos a criar nossas próprias teorias, enquanto vamos recolhendo novas informações.

“Senti-me rodeado por milhares de páginas abandonadas, de universos e almas sem dono, que se fundiam em um oceano de escuridão enquanto o mundo que palpitava do lado de fora daquelas paredes perdia a memória sem perceber, dia após dia, sentindo-se mais sábio quanto mais esquecia.”

Reflexões

a-sombra-do-vento-3

A Sombra do Vento te faz refletir sobre os mais diversos assuntos presentes no cotidiano não só durante a leitura, mas também muito após o seu término. Abordando assuntos como ódio, mágoa, solidão, escolhas, esperanças e paixões, a narrativa imersiva nos envolve e nos guia através da montanha-russa de emoções que o personagem principal vivencia. O enredo é minuciosamente trabalhado e bem escrito, sempre pontuado com muitas frases marcantes, daquelas que você gostaria de lembrar durante a vida toda.

“- O difícil não é simplesmente ganhar dinheiro – lamentava-se ele. – Difícil é ganhá-lo fazendo algo que valha a pena dedicar a vida.

Embora Daniel Sempere seja o nosso guia, os coadjuvantes dessa história apenas a enriquecem ainda mais. Com características únicas e muito bem construídas, cada personagem pontua a narrativa de uma forma diferente, adicionando ainda mais personalidade e singularidade à obra. Os personagens não vivem apenas durante as páginas nas quais aparecem. Todos possuem um elaborado passado, uma história atual e um futuro sobre o qual ansiamos notícias.

Além de toda a trama, A Sombra do Vento é quase uma ode aos livros, realçando a importância dos mesmos e das histórias que carregam. É uma homenagem ao poder dos livros e das palavras, abordando o glamour e a miséria que envolvem a arte de se trabalhar com eles.

Algumas partes, assim como o começo, podem parecer mornas e lentas, mas acredito que isso apenas contribua para o tipo de narrativa do livro. O autor arrebata os leitores com sua escrita apaixonada e peculiar. Zafón ocupa um lugar diferenciado como romantista e se faz presente em cada vez mais estantes ao redor do mundo. Inclusive, tem sido retratado como um clássico que ainda vive. Sua prosa passeia lado a lado com a poesia e sua narrativa é sempre pontuada por mistérios.

“Certa ocasião ouvi um cliente habitual da livraria de meu pai comentar que poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração. As primeiras imagens, o eco dessas palavras que pensamos ter deixado para trás, nos acompanham por toda a vida e esculpem um palácio em nossa memória ao qual mais cedo ou mais tarde – não importa os livros que leiamos, os mundos que descubramos, o quanto aprendamos ou nos esqueçamos – iremos retornar.”

a-sombra-do-vento-2

O livro, lançado pela editora Suma das Letras, possui 399 páginas que passam voando pela sua cabeça, deixando uma sensação de vazio quando chega o momento da despedida. Se você estava procurando por uma leitura, pode ser que a mesma tenha chegado até você. É muito importante ter um hobby e pode ser que a leitura seja um dos seus! Desvende os mistérios que vagueiam pelas ruas e becos de Barcelona e inspire-se com esse mar de palavras!

Você já leu A Sombra do Vento? Tem algum livro marcante para indicar? Divide sua opinião com a gente!

«

»

GOSTOU DO POST? QUAL É A SUA OPINIÃO?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.