traveltown

Peru & Bolívia – Monte o Roteiro da sua viagem (com mapa)

Fala, hobbietante! Pensando em viajar? Algumas pessoas não pensam muito a respeito, outros organizam algo uma vez ou outra e para alguns, viajar é um verdadeiro hobby! Confesso que já me encaixo mais na terceira opção do que na segunda. Já conto com alguns destinos muito legais na minha bagagem e posso dizer que essas experiências enriqueceram muito o meu ser, de uma forma que eu não atingiria por conta, em minha cidade natal.

Foram a partir de viagens que eu fui desenvolvendo minha percepção a respeito do mundo e criando uma noção acerca de sua magnitude. Sou apaixonada pelos costumes, pela rotina e pela características únicas que marcam essas sociedades singulares. Tudo que para eles é banal e normal, para quem viaja torna-se uma experiência única e eternamente surpreendente.

Em 2017 tive a oportunidade de realizar uma viagem inesquecível pelo Peru e pela Bolívia. Foi a primeira vez que saí do país e sinto que não poderia ter escolhido destino melhor. Para incentivar mais pessoas a viverem essa experiência incrível, resolvi iniciar uma série de postagens que irão contar um pouco mais sobre as cidades que conheci e os caminhos que percorri nesses dois países. Bora conferir?

O Roteiro

roteiro-peru-e-bolivia-1

Paracas, Peru. Foto por Fabryce Scharlau.

Eu sou do tipo de pessoa que gosta de ter um roteiro semi pronto antes de viajar. Preciso ter uma ideia de quais são os lugares que posso visitar, se são próximos entre si, horários de funcionamento, alguns custos, etc. Para isso, procuro montar um bom roteiro visual, que me permita ver o cenário com clareza. Para mim, a ferramenta My maps, do Google, é o aliado perfeito nessas situações. Basta fazer login na sua conta e criar um novo mapa.

Além de poder marcar os pontos do roteiro no mapa, você pode estilizá-los com ícones e cores diferentes e adicionar uma descrição ao local (colocando informações como horário de funcionamento e valores, por exemplo). Também é possível criar rotas e compartilhar o projeto com mais usuários. Eu crio um mapa particular, que fica salvo na minha conta Google e, se for o caso, adiciono os companheiros de viagem para que eles também possam visualizar e editar o mapa.

Antes de ir, meu mapa (veja abaixo) estava bem enxuto. Eu tinha marcado apenas as cidades e alguns pontos bem específicos e mais populares. Tudo bem se você fizer isso, afinal você não precisa marcar cada passo no seu roteiro. Ele é apenas um guia, para que você não se sinta tão perdido quando chegar lá. Eu gosto muito de ter um tempo para apreciar a cidade, sem correria. Enquanto caminhávamos, visitamos alguns lugares que não estavam no mapa e ainda pudemos aproveitar a atmosfera do local. Tudo depende do perfil dos viajantes.

Após o retorno, atualizei o mapa adicionando os lugares que eu tinha visitado e retirando aqueles que não visitei. Por isso agora ele está mais completo. Fiz isso para usá-lo de referências nessas postagens, mas, antes de ir, haviam bem menos marcações.

Período e Cidades

roteiro-peru-e-bolivia-5

La Paz, Bolívia. Foto por Fabryce Scharlau.

Se você decidiu fazer um roteiro e já sabe qual plataforma vai usar para isso, resta colocar a mão na massa. Essa parte vai ser bem pessoal e varia muito de caso para caso. Por quê? Porque você vai ver quantos dias você tem disponíveis, quais cidades e atrações você mais quer visitar e quanto tempo você quer passar em cada uma delas. Algumas cidades (como Lima, por exemplo), são maiores e possuem muito mais atrações do que outras (como Paracas).

Para iniciar, então, o seu roteiro Peru e Bolívia, é bom saber as datas da sua viagem, certo? No meu caso, a viagem se iniciou no dia 08/06/2017 e foi finalizada no dia 27/06/2017. Foram 20 dias viajando por entre esses dois países. Você não precisa saber exatamente quais são as datas, pois talvez você esteja esperando alguma promoção de passagens. Mas saber a quantidade de dias ajuda muito na hora de fazer o roteiro!

Com as datas em mãos, descubra quais são as cidades que você quer visitar. Nessas cidades, pesquise a respeito das atrações que você gostaria de ver. Assim você vai batendo seu tempo disponível com os locais. Se faltar dias, você vai fazendo eliminações. No final, você terá um ótimo roteiro base.

O roteiro das cidades foi montado principalmente pelo meu tio e padrinho, que já havia visitado esses países e me acompanhou nessa viagem. Alterações poderiam ser feitas no caminho, de acordo com nossa organização e disponibilidade de tempo.  O que fizemos, então, para finalizar nosso roteiro Peru e Bolívia, foi recolher informações sobre essas cidades em sites e fóruns.

No final, nosso itinerário ficou assim:

Roteiro Peru & Bolívia

DataCidade
08/06POA -> Lima
09/06 - 11/06Lima
12/06Lima -> Paracas
13/06Paracas -> Nazca -> Arequipa
14/06Arequipa
15/06Arequipa -> Puno
16/06Puno -> Copacabana
17/06Copacabana -> La Paz
18/06 - 19/06La Paz
20/06La Paz -> Cusco
21/06 - 25/06Cusco
26/06Cusco -> Lima
27/06Lima -> POA

  • Lima, Paracas, Nazca, Arequipa, Puno, Copacabana (Bolívia), La Paz (Bolívia), Cusco e Lima novamente. Chivay também estava na lista, mas foi cortada durante a viagem para que pudéssemos aproveitar Arequipa com mais tranquilidade.

Caso você esteja se perguntando, resolvemos ir de Puno (Peru) para a Bolívia e depois retornar ao Peru pois queríamos finalizar a viagem em grande estilo: visitando Machu Picchu. Como eu disse, essa parte será bem pessoal e dependerá de seus gostos e disponibilidades. Você faz o que quiser fazer!

Nos próximos posts, vamos abordar separadamente cada um desses locais espetaculares, contando um pouco a respeito das diversas atividades das quais você pode participar e que você poderá conhecer pessoalmente. Fique ligado pois serão muitas dicas interessantes, que vão lhe ajudar a montar seu próprio roteiro Peru e Bolívia.

Mapa

Agora atualizado e completo, neste mapa constam – acredito que – 90% dos locais que visitamos na viagem ao Peru e Bolívia. Marquei tudo o que lembrei, inclusive mais ou menos a localização dos locais nos quais dormíamos e alguns restaurantes comuns, de rua, que eram basicamente um dos primeiros que encontrávamos quando decidíamos comer.

Você pode olhá-lo diretamente aqui no site ou clicar no quadrado no canto superior direito para abrir em uma nova aba. Você também pode compartilhá-lo com outras pessoas ou fazer uma cópia para a sua conta, onde você poderá editá-lo.

As cidades estão em cinza, restaurantes e bares em vermelho, passeios ao ar livre em verde e atrações principais em amarelo. Sinta-se livre para explorar o mapa. No menu esquerdo você verá que está tudo separado por cidade, na ordem em que foram visitadas. Os locais dentro das cidades também estão na ordem em que foram visitados.

Em um resumo bem direto, para criar seu roteiro Peru e Bolívia, saiba suas datas e, a partir disso, veja quais cidades você gostaria de visitar nesse período. Nessas cidades, descubra quais são os lugares que você quer ver, para saber quanto tempo você precisará ficar em cada cidade. Se extrapolar a sua disponibilidade, comece a fazer cortes. Pode demorar um pouco para fazer a pesquisa, mas você terá em mãos um roteiro com valor e sentido prático.

Mais informações

Mais detalhes sobre cada um desses locais serão expostos nas postagens futuras. Aqui no blog você já pode conferir outras informações a respeito de algumas características desses dois países (como moeda, clima, idioma, etc) e o roteiro da cidade de Lima. Dúvidas sobre nosso roteiro de viagem pelo Peru e Bolívia, não hesite em deixar um comentário!

Ainda, você encontra fotos da minha viagem pelo Peru e pela Bolívia nos destaques do meu instagram. Sou suspeita para falar, mas as fotos estão lindas e vale a pena conferir!

Gostou do nosso Roteiro Peru e Bolívia? O que mais você quer saber? Converse com a gente e planeje sua viagem!

«

»

9 COMMENTS

  • Camila Carvalho

    Oi.
    Desde o ano passado meu esposo e eu estamos conversando em começar a planejar uma viagem para o Peru.
    Lendo seu post percebi o quanto ainda precisamos sentar e planejar direitinho rs.
    Obrigada pelas informações.
    Beijo

  • Rubyane

    Eu sou louca para conhecer o Peru, parece ser um pais com lugares tão lindos! Se bem que eu sou louca para conhecer um pouco cada parte da América do Sul incluindo todo esse nosso Brasil hehehe
    Achei bem interessante esse post, nunca tinha parado para pensar no quão útil deve ser fazer um roteiro de viagem. Deve ajudar bastante.

  • Fabiane Cristiny

    Bem interessante o seu post,apesar de eu nunca ter viajado eu tenho esse sonho mais gostaria de ir pro Estados Unidos. Esse post já me ajuda e clareia minha mente em questão de pesquisar,criar o roteiro e me preparar. bjs e sucesso no seu blog.

  • Tatiane Santana

    Ah, eu amei seu post! Sempre penso em viajar por conta, mas por medo de não conseguir organizar um roteiro certinho, sempre acabo indo com agências mesmo. Vou salvar aqui pra quando tiver a coragem contar com sua ajuda pra me organizar

  • Sam Joyce

    Ultimamente ando vendo vario posts sobre viagem e eu estou amando porque estão vindo na hora certa, eu quero muuuuito viajar mas como nunca fiz uma viagem de verdade tudo ta sendo mundo util pra mim.
    Xoxo, Meowgical Girl ♥

  • Mulher Virtuosa By Vany

    Super bacana esse roetiro, é muito melhor fazer um antes de viajar! Planejar tudo é bem melhor! Amei!

  • Dandara Siothé

    Eu sou muito apaixonada por conhecer novos lugares, novas culturas, novos povos, viajar é um dos meus maiores sonhos, quero conhecer muitos lugares no Brasil e no mundo, e roteiros parecem maravilhosos pra se organizar e não passar perrengue, pode fazer posts sobre os outros lugares, vou amar. um beijo linda

GOSTOU DO POST? QUAL É A SUA OPINIÃO?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Pingback: Peru & Bolívia - Saiba mais sobre algumas características desses países - Hobbietown em janeiro 22, 2020
  • Pingback: Peru & Bolívia - O que fazer em Lima, capital peruana - Hobbietown em janeiro 22, 2020