autoconhecimento

Teste de personalidade: faça agora e descubra seus traços dominantes!

Não sei você, mas eu sempre procuro formas de cada vez mais conhecer e descobrir a mim mesma. Acredito que quanto mais eu entender e compreender minha forma de ser, mais irei descobrir a respeito de quem sou, do que penso e do que gosto e desgosto. Esse conhecimento e entendimento extra a respeito de si facilita muito a tomada de decisões e gera mais confiança na hora de fazer escolhas.

Pensando nisso, achei que seria uma ótima ideia apresentar para você um dos melhores testes de personalidade com o qual já me deparei: o 16 personalities (com muitas opções de idiomas no menu superior, mas aconselho fazer o original em inglês caso seja possível para você).

Eu me surpreendi muito com o teste quando fiz ele há alguns anos e até hoje sou muito grata por tê-lo encontrado. Me ajudou muito a compreender minha forma de ser e também me senti identificada e acolhida por outras pessoas que possuem a mesma personalidade que eu ou semelhante (parece besteira mas é a mais pura verdade). Muitas e muitas vezes me deparei com sentimentos que antes eu não compreendia, mas que hoje entendo de onde vêm e os aceito. Quando li a descrição da minha personalidade, senti um sentimento de compreensão muito profundo e acolhedor, foi realmente gratificante.

Mas por que fazer o teste?

Como o próprio site diz, desde o princípio dos tempos nós tentamos nos categorizar de diversas formas, com o intuito de conseguir compreender a complexidade da nossa existência enquanto indivíduos e sociedade.

Realizar o teste fará exatamente isso: te disponibilizará um pouco mais de conhecimento a respeito do seu papel como indivíduo, para você refletir sobre seu papel na sua vida e na sociedade. Sabendo seus traços dominantes, compreendendo porquê você pensa e age de tal forma, você poderá gerenciar melhor sua energia, recursos e habilidades.

Contudo, por mais que o teste de personalidade junte características predominantes de vários indivíduos, criando 16 grupos possíveis de padrões recorrentes, ainda assim deve-se levar em conta que nossa personalidade é apenas um de muitos fatores que envolvem a nossa vida. Sendo assim, o resultado do teste indica como você provavelmente pensaria e reagiria mas lembra ainda que somos também afetados por muitas outras variáveis (como o ambiente onde vivemos e experiências vividas, por exemplo).

Lembre-se: o teste de personalidade apresenta indicadores e tendências e não diretrizes e respostas. Essa informação tem como objetivo aprimorar o autoconhecimento, então faça o teste, absorva o conteúdo, tente compreender aonde você se encaixa e leve com você aquilo que agregar.

A teoria deste teste de personalidade

O 16 personalities (16 personalidades, em tradução livre) é baseado nos estudos de personalidade desenvolvidos pelo pai da psicologia analítica, Carl Jung. Sendo assim, uma das primeiras grandes diferenciações que o teste de personalidade faz é classificar o indivíduo como Introvertido (focado no mundo interno) ou Extrovertido (focado no mundo externo). Só esta parte já foi muito mindblowing para mim, que ainda não conhecia a teoria dessas duas classificações e fez eu me sentir muito melhor quanto a minha, na época recém descoberta, forma introvertida de ser. Apenas descobrir o grupo no qual eu me encaixava, entre esses dois, já me trouxe uma grande satisfação e alívio, mas este teste de personalidade vai muito além disso.

Além dessas duas categorias, Jung também inventou alguns conceitos adicionais, como as funções de julgamento (ou pensamentos ou sentimentos) e funções de percepção (ou sensação ou intuição). De acordo com o psiquiatra suíço, cada pessoa prefere uma dessas funções cognitivas e as usa diariamente. Em 1920, Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers desenvolveram uma forma conveniente de descrever a ordem de preferências junguianas de cada pessoa – assim nascendo as siglas de quatro letras apresentadas nos resultados do teste de personalidade:

  • Introversão (I) e Extroversão (E)
  • Intuição (N) e Sensação (S)
  • Pensamento (T) ou Sentimento (F)
  • Julgar (J) ou Perceber (P)

Resumindo, o teste de personalidade aplica conceitos junguianos, utiliza o formato acrônimo introduzido por Myers-Briggs devido à sua simplicidade e conveniência, e usa um adicional: as dimensões de personalidades chamadas de cinco fatores da personalidade (FFM). Isso permitiu que o teste de personalidade atingisse uma alta precisão, ao mesmo tempo mantendo sua capacidade de definir e descrever distintos tipos de personalidades.

Cinco aspectos da personalidade

Mente

Este aspecto mostra como interagimos com os nossos arredores:

Personalidade introvertida. Homem em picnic.

Indivíduos Introvertidos preferem atividades solitárias e ficam exaustos pela interação social. Tendem a ser bastante sensíveis com a estimulação externa (por exemplo, sons, visão e cheiros).

Personalidade extrovertida. Homem em roda de conversa.

Indivíduos Extrovertidos preferem atividades em grupos e são energizados por interações sociais. Tendem a ser mais entusiasmados e mais facilmente animados do que os introvertidos.

.

Energia

O segundo aspecto determina como vemos o mundo e processamos informações:

Pessoa observadora. Ouvindo enquanto o outro fala.

Indivíduos Observadores são altamente práticos, pragmáticos e realistas. Eles tendem a ter hábitos fortes e se concentram no que está acontecendo ou já aconteceu.

Pessoa intuitiva, conversando ideias.

Indivíduos Intuitivos são muito imaginativos, abertos e curiosos. Eles preferem a novidade sobre a estabilidade e se concentram em significados ocultos e possibilidades futuras.

Natureza

Este aspecto determina como tomamos decisões e lemos as emoções:

Pessoa pensando enquanto o outro fala.

Indivíduos Pensantes se concentram na objetividade e na racionalidade, priorizando a lógico sobre as emoções. Eles tendem a esconder seus sentimentos e a ver a eficiência como mais importante que a cooperação.

Personalidade afetiva, consolando um colega

Indivíduos Afetivos são sensíveis e emocionalmente expressivos. Eles são mais empáticos e menos competitivos do que os tipos de Pensantes e se concentram na harmonia social e na cooperação.

Táticas

Este aspecto reflete, primordialmente, nossa abordagem de trabalho, planejamento e tomada de decisão:

Personalidade julgadora, organizada.

Indivíduos Julgadores são decididos, completos e altamente organizados. Eles valorizam a clareza, previsibilidade e fechamento, preferindo estrutura e planejamento para a espontaneidade.

Pessoa prospectiva. Pensando em oportunidades.

Indivíduos Prospectivos são muito bons em improvisar e detectar oportunidades. Eles tendem a ser flexíveis e descontentes relaxados que preferem manter suas opções abertas.

Identidade

Finalmente, o aspecto Identidade sustenta todos os outros, mostrando nossa confiança em nossas habilidades e decisões:

teste de personalidade

Indivíduos Assertivos são seguros de si mesmos, temperados e resistentes ao estresse. Eles se recusam a se preocupar muito e não se esforçam demais quando se trata de atingir metas.

teste de personalidade

Indivíduos Turbulentos são autoconscientes e sensíveis ao estresse. Eles são susceptíveis a experimentar uma ampla gama de emoções e são orientados para o sucesso, perfeccionismo e ansiosos pela melhoria contínua.

Não deixe para depois!

Como você pode ver, é muita informação valiosa a respeito de você mesmo em um teste só! O segredo para ter um bom resultado é, sobretudo, ser friamente honesto consigo mesmo na hora de responder as perguntas. O site faz afirmações (por exemplo, “Você acha difícil se apresentar para pessoas”) e você precisa responder o quanto você concorda ou discorda com essa afirmação, tendo uma opção neutra no meio e três intensidades de resposta para cada lado. Para responder, foque primordialmente em atitudes passadas. É muito comum nós termos a falsa impressão de que somos de uma forma, mas na hora de passar isso para o mundo agimos de outra. Então, pense muito antes de responder, reflita a respeito das suas ações e seja o mais sincero e realista possível.

Por fim, ao finalizar o teste e descobrir sua personalidade, o site vai apresentar uma série de informações a respeito do resultado (ele mostra bem mais conteúdo no resultado em inglês, porém se não for uma possibilidade para você pesquise mais a respeito da sua personalidade no Google!). Leia o conteúdo, tente entender aonde você se encaixa e absorva aquilo que lhe trará crescimento.

É claro que esta explicação é uma versão muito resumida e simplificada de todos os estudos elaborados tanto por Jung, como por Myers-Briggs e pela própria equipe do site. Você pode ler muito mais a respeito nos artigos disponibilizados em inglês no site. Algumas explicações apresentadas no post foram traduções livres retiradas desta página, bem como as imagens usadas, das quais o site 16 personalities mantém os direitos.

Eu sou INFJ-T e você? O que achou do resultado do seu teste? Você já conhecia? Conta pra gente como foi!

Aproveite que está aqui no site e confira essas 5 dicas simples para organizar o seu dia e realizar projetos!

«

»

1 COMMENT

GOSTOU DO POST? QUAL É A SUA OPINIÃO?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Pingback: O que fazer no seu aniversário se você é introvertido - Hobbietown em janeiro 6, 2020