barraca para acampar
hobby

Vai acampar? Confira essas 20 dicas úteis para iniciantes!

Olá, hobbietante! Tudo bem? No post de hoje vamos trazer algumas dicas para você que quer acampar! Essas dicas servem tanto para pessoas que já acampam, quanto, e principalmente, para iniciantes! A ideia é ajudar a todos os campistas e aspirantes, assim motivando cada vez mais pessoas a viverem essa experiência!

Se você tem o espírito aventureiro, vai descobrir que acampar é um programa incrível e cheio de possibilidades, além de ser bem diferenciado da nossa rotina! Como você vai estar bem fora da sua zona de conforto, é preciso que você esteja preparado para enfrentar os possíveis desafios. Dessa forma, fizemos uma seleção de 20 dicas úteis, com o intuito de te ajudar a acampar sem passar por muitas dificuldades. Confere só:

Dicas para Acampar

  1. A barraca – Quando você for acampar, sua barraca será sua casa e deve abrigar e proteger você. Por isso, na hora de comprar ou alugar uma, procure estar bem informado a respeito dos modelos e materiais dos quais elas são feitas. A qualidade está diretamente relacionada ao valor da barraca, então pense na compra como um investimento. Essas barracas simples, de supermercado, não são impermeáveis.
  2. Localização – Posteriormente, analise bem o tipo de acampamento do qual você vai participar. É em um camping, na floresta, na praia ou em um evento? Se for em um camping ou evento, analise não só os serviços que são oferecidos, como também os que não são, observando as regras do local e verificando se realmente irá prover o tipo de experiência que você quer ter. Além disso, conheça as proximidades e saiba a distância entre o local e cidades ou serviços.
  3. Animais – Lembre-se de que além de todos os tipos de insetos, pode ser que no local que você ficar também haja animais soltos como gatos, cachorros, galinhas, ovelhas, patos, etc. É bom se informar sobre isso com antecedência a fim de não ter nenhuma surpresa. Se você não se sente à vontade com algum animal, pode ser que queira repensar.
  4. Previsão do tempo – Sempre bom conferir com antecedência. Dessa maneira, você poderá se preparar de forma adequada. Se for sua primeira vez, pode ser que você prefira evitar não só dias chuvosos como também dias muito quentes. Por fim, informe também os demais participantes.
  5. Local – Então você tem sua barraca, conferiu a previsão do tempo e chegou no acampamento! E agora? Escolha o local onde você vai montar a barraca com cuidado. Provavelmente a área disponível para montar a barraca é grande, então dê uma volta para escolher melhor. Procure um local mais plano e uniforme, sem raízes e pedras no chão. Se possível, coloque próximo de uma árvore (não muito embaixo da mesma), para pegar um pouco de sombra. Apenas cuide para que não seja uma árvore frutífera, para que não haja o risco de, eventualmente, frutas caírem sobre a sua barraca, machucando alguém ou manchando-a. Antes de tudo, confira o estado da árvore, verificando se não está com o tronco e galhos podres. Caso haja outros campistas, não tenha vergonha de pedir opinião.
  6. Montar a barraca – Uma outra dica é montar a barraca em casa antes de ir acampar, com a finalidade de já se familiarizar com o equipamento e assim também conferir se está tudo certo. Dessa forma você não só terá mais prática, como também vai evitar possíveis contratempos. Se não conseguir ou se conseguir e mesmo assim estiver com dificuldades no dia, peça ajuda. Ao mesmo tempo em que pega umas dicas, pode ser que você já faça amizade com seus vizinhos provisórios. Lembrando que a barraca será seu lar, então monte ela com cuidado e atenção!
  7. Feche a barraca – Quem não vai acampar com frequência pode não ter o hábito de fazer algo muito importante: fechar a barraca após abri-la. Sempre deixe a barraca, ou ao menos a tela do mosquiteiro, fechada. Vai evitar que qualquer tipo de inseto e principalmente mosquitos entrem. Acredite, você não vai querer sair do acampamento cheio de picadas para contar! Leve também um cadeado para trancar a barraca quando você se afastar.
  8. Lona plástica – Levar ou não levar? Analise o clima e terreno. Se você for ficar vários dias, pode ser interessante. Apenas certifique-se de que há local adequado para prendê-la, se sua intenção for colocar sobre a barraca. Nunca deixe a lona grudada no teto da barraca, deixe espaço para ventilação. Algumas pessoas colocam por baixo para evitar umidade, mas não é recomendado caso haja previsão de chuva pois pode ter o efeito contrário, formando poças sob a barraca.
  9. Farmácia – O interessante é levar um kit básico de primeiros socorros. É sempre bom estar preparado para imprevistos. Se é comum que você tenha enjoos, dores de cabeça ou problemas estomacais, é bom separar alguns remédios para levar com você. Não se esqueça também de levar a quantidade certa caso tenha algum que você use diariamente. Nesse item, também vale lembrar de levar protetor solar e variados itens de higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, shampoo).
  10. Papel higiênico – Fique atento pois a maioria dos campings não disponibiliza papel higiênico para os campistas. Dessa forma, leve a quantidade necessário de acordo com o número de pessoas e a quantidade de dias que você vai acampar. Aliás, papel higiênico também é prático para limpar e secar superfícies.
  11. Repelente – É essencial levar com você um repelente, visto que se você não estiver usando, se torna um alvo fácil para mosquitos famintos! Você também pode queimar folhas de sálvia ou citronela em uma pequena fogueira a fim de manter os mosquitos afastados.
  12. Extensão elétrica, adaptadores e “T” – Primeiramente, analise se você está levando algum equipamento elétrico e se o local possui energia. Seja como for, é indispensável levar uma extensão para acampar – quanto mais metros melhor. Além disso, atente para a necessidade de adaptadores. Uma ótima dica é sempre carregar um “T” com você: ele não ocupa espaço e te dá mais opções.
  13. Lanterna – Não dependa da lanterna do seu celular. Leve uma a parte, bem carregada e que seja prática. Se for investir em uma, procure alguma que possa ser colocada na cabeça, para deixar suas mãos livres. Se possível, leve até duas. Deixe uma na barraca e leve a outra com você.
  14. Temperatura – Mesmo no verão, a temperatura pode cair bastante a noite, dependendo da região. Se você passa frio, procure levar algum isolante térmico para se manter aquecido. Existem isolantes térmicos feitos de EVA de várias espessuras. Um colchão inflável é uma boa forma de evitar o frio do solo.
  15. Sacolas – Tanto para guardar seu lixo quanto para organizar objetos, os sacos plásticos podem ser muito úteis em um acampamento. Você pode usá-los para separar a roupa suja ou molhada das demais.
  16. Isqueiro – Se você planeja cozinhar, não se esqueça de levar um isqueiro. É rápido de comprar e não ocupa espaço algum. Acendedores elétricos podem falhar e é sempre bom ter outra opção.
  17. Canivete “suíço” – Não precisa ser o canivete mais moderno do mercado. Qualquer canivete que tenha várias funcionalidades já será suficiente. Pinça, tesourinha, abridor, faca. Quanto mais acessórios, melhor. Só não invista em um de última geração se você não for acampar com extrema frequência.
  18. Alimentos e bebidas – Reflita bem a respeito das suas refeições. Também pense nas atividades que você irá exercer. Se for praticar algum esporte, pode ser que fique com mais fome que o normal. Leve lanches diversos e que sejam muito práticos. Separe com antecedências as refeições em potes ou sacos plásticos. Se você for cozinhar leve panelas, pratos, talheres, sal, açúcar, etc. Nunca deixe restos de alimentos expostos perto do seu acampamento pois pode atrair visitantes indesejados. Se for acender uma fogueira leve marshmallows! Em caso de frio, também é interessante levar bebidas como vinho, chás e achocolatados. Se acaso você quiser um post com dicas práticas para comida de acampamento, nos avise através dos comentários! 😀
  19. Caixa térmica – Para manter seus alimentos armazenados e protegidos, o ideal é levar uma caixa térmica. Algumas pessoas levam uma para alimentos e outra para bebidas. Varia de acordo com a necessidade de cada um e de acordo com os itens que estão sendo levados.
  20. Roupas e calçados – Parece uma dica óbvia, mas sempre é bom ressaltar: leve roupas confortáveis e práticas! Suas roupas e calçados também precisam ser condizentes com o clima e terreno. Não leve itens desnecessários, é bem provável que você não vá usar. Leve o essencial, que sejam práticos, confortáveis e adequados ao clima.

acampar-1

Ter um hobby nos liberta de pressões geradas pela rotina, especialmente quando temos a oportunidade de fugir para a natureza! Acampar é um hobby super divertido, diferente e que proporciona momentos únicos com outras pessoas e a natureza!

Mantenha-se alimentado e hidratado. Proteja-se do sol e dos insetos. Aproveite que você foi acampar e desligue-se da rotina. Curta o presente ao máximo com aqueles que fazem parte da sua vida. Participe intensamente desse momento de conexão com a natureza. Seja gentil com os demais campistas e, na dúvida, peça opinião ou observe. Mantenha-se atento e não saia explorando terreno desconhecido sozinho. Se atente às suas responsabilidades ambientais e cuide da natureza, não degradando o ambiente e nem espalhando lixo.

Agora que você já está mais informado a respeito, vamos planejar um acampamento? Divida suas dicas com a gente!

«

»

2 COMMENTS

GOSTOU DO POST? QUAL É A SUA OPINIÃO?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Pingback: Oriônidas: assista a chuva de meteoros neste final de semana - Hobbietown em janeiro 10, 2020
  • Pingback: LARP: saiba o que é e o que fazer para jogar - Hobbietown em janeiro 10, 2020